notícias
08/06

COMEÇARAM AS AVALIAÇÕES DOS TRABALHOS EM DISPUTA

noticia premio_MPT_8_6_17

Começaram as avaliações regionais do Prêmio MPT de Jornalismo. Nesta semana foram realizadas as reuniões para julgar dos trabalhos das regiões Norte (foto em destaque) e Sul. Profissionais do Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul disputam entre os concorrentes de sua região o prêmio de R$ 5 mil, em cada uma das oito categorias: jornal impresso, revista impressa, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo, fotojornalismo, universitário e repórter cinematográfico.

O julgamento é realizado por assessores de comunicação do Ministério Público do Trabalho (MPT), procuradores do trabalho e jornalistas convidados. A cada edição, a organização seleciona profissionais de imprensa de todas as regiões do país, com experiência em diferentes veículos e áreas da comunicação, para emprestarem seus conhecimentos na avaliação dos trabalhos concorrentes.

Para valorizar a imparcialidade do concurso, a análise será cruzada. Por exemplo, os jurados da região Nordeste avaliarão os trabalhos originários da região Norte. Os da região Norte os da região Centro-Oeste; da região Centro-Oeste os da região Sul; da região Sudeste os da região Nordeste, e da região Sul os da região Sudeste.

Os trabalhos são avaliados conforme critérios de melhor adequação e atendimento ao disposto no regulamento do concurso, além de retratar o dia a dia do trabalhador e que demonstrem a violação das normas constitucionais e trabalhistas vigentes. Como a investigação e a denúncia de injustiças contra os trabalhadores, alcance de divulgação de ações positivas no combate às fraudes nas relações de trabalho; ao trabalho escravo; ao trabalho infantil; à discriminação; ao meio ambiente do trabalho; à liberdade sindical; ao trabalho portuário e aquaviário e às irregularidades trabalhistas na administração pública.

Para conhecer os perfis dos jornalistas convidados, acesse no menu “O Prêmio”, dentro do site oficial, e em seguida o submenu “O Júri”. Acompanhe outras novidades do Prêmio MPT de Jornalismo nesse site e na página oficial no Facebook: www.facebook.com/premiomptdejornalismo.