notícias
16/03

Conheça as categorias em disputa

categorias

O Prêmio MPT de Jornalismo tem por objetivo valorizar as principais mídias e reconhecer todos os profissionais de imprensa que contribuem para divulgação das pautas relacionadas ao direito do trabalho. A cada ano, são oito as categorias em disputa, além de dois prêmios especiais. Independente da categoria, o autor da reportagem ou o responsável pela inscrição pode indicar coautores que contribuíram para a realização do trabalho dentro da equipe do veículo de comunicação. Conheça detalhes de cada categoria:

Telejornalismo
A categoria premia as melhores reportagens exibidas em emissoras de televisão sediadas no Brasil. Para concorrer, o candidato deverá fazer o upload dos vídeos, em baixa resolução, no sistema reservado às inscrições. As reportagens deverão ser destacadas do programa ou da programação da emissora, com arquivos específicos para elas. O tempo máximo de duração das reportagens televisivas é de 60 (sessenta) minutos e deverá ser especificado no campo indicado na ficha de inscrição. Enviar o trabalho convertido em uma das extensões a seguir: wmv, mp4, dvd e avi; caso o trabalho esteja publicado on-line, informar o endereço e mantê-lo disponível durante o processo de julgamento. Outra opção é publicar a reportagem no YouTube ou em uma plataforma similar e indicar o endereço no campo destinado para este fim no formulário on-line de inscrições.

Webjornalismo
Nessa categoria, concorrem reportagens veiculadas em portais ou sites nacionais, que respeitem as características do webjornalismo: multimidialidade/convergência (áudio, vídeo, texto e imagem), interatividade e customização de conteúdo. Para se inscrever, basta colocar o link no formulário de inscrição e mantê-lo disponível durante o processo de julgamento.

Universitário
Válida para estudantes de jornalismo que publicaram trabalhos em veículos universitários, em qualquer uma das mídias como Jornal Impresso, Revista Impressa, Fotojornalismo, Telejornalismo, Radiojornalismo e Webjornalismo. Para se inscrever, basta ter concluído o sexto semestre ou o terceiro ano do curso de jornalismo e fazer o upload do arquivo PDF da reportagem ou post, e ainda JPG da foto, exatamente como a versão publicada, incluindo o link para acesso, se for o caso. Deverá também informar o endereço e mantê-lo disponível durante o processo de julgamento.

Fotojornalismo
Os fotojornalistas podem enviar imagens publicadas em qualquer veículo de comunicação sediado no Brasil, dentre as outras categorias concorrentes. É preciso fazer o upload do arquivo em PDF ou JPG da foto com a reportagem, exatamente como a versão publicada em jornal, revista ou web. Fotos publicadas originalmente sem matéria ou ensaios fotográficos veiculados sem texto também podem concorrer.

Repórter cinematográfico
A categoria reconhece o melhor repórter cinematográfico entre as reportagens inscritas nas categorias Webjornalismo e Telejornalismo. As regras para inscrever os trabalhos são as mesmas da categoria Telejornalismo. Para concorrer nesta categoria, o repórter cinematográfico deverá inscrever seu trabalho, independentemente de a reportagem estar ou não inscrita na categoria telejornalismo.

Revista impressa
Concedido à melhor reportagem publicada em língua portuguesa em revista instalada no Brasil, de periodicidade não superior a semestral. O candidato deverá fazer o upload do arquivo em PDF da reportagem, exatamente como a versão publicada na revista, no sistema reservado às inscrições que consta no site do prêmio.

Jornal impresso
A categoria premia a melhor reportagem publicada em língua portuguesa em jornal impresso instalado no Brasil, de periodicidade diária ou semanal. O candidato deverá fazer o upload do arquivo em PDF da reportagem, exatamente como a versão publicada no jornal, no sistema reservado às inscrições que consta no site do prêmio.

Radiojornalismo
Podem ser inscritas reportagens veiculadas em língua portuguesa em emissoras de rádio instaladas no Brasil. O candidato deverá fazer o upload dos arquivos de áudio no sistema reservado para as inscrições que consta no site do prêmio. As reportagens deverão ser destacadas do programa ou da programação da emissora, configurando arquivos específicos para elas, porém, mantendo a identificação da emissora/programa em que foi transmitido. O tempo máximo de duração dos trabalhos de rádio é de 45 minutos e deverá ser especificado no campo indicado na ficha de inscrição. Enviar o trabalho convertido em resolução 128 kbps em uma das seguintes extensões: .mp3, .wma ou .cda. Caso o trabalho esteja publicado on-line, informar o endereço e mantê-lo disponível durante o processo de julgamento.

Para mais informações e novidades sobre a premiação, acompanhe nosso site e siga a nossa fanpage: facebook.com/premiomptdejornalismo.