notícias
15/02

Conheça as etapas do processo de inscrição

noticia 15.02

A inscrição no Prêmio MPT de Jornalismo é dividida em duas etapas. Ao clicar no menu “Inscrições”, primeiro é preciso criar um login no site e adicionar um e-mail válido para receber a senha de acesso. Em seguida, deve-se preencher os campos Nome, Estado, Cidade, Endereço, Telefone, CEP e CPF. O último passo é enviar uma foto do registro profissional da carteira de trabalho ou da declaração estudantil para os concorrentes da categoria Universitário.

Concluída esta etapa, o concorrente deve acessar sua conta de e-mail para confirmar o cadastro e voltar ao site com a senha de acesso. A partir daí, é possível entrar na área de inscrições para enviar os arquivos e demais informações sobre a reportagem. Esse campo localiza-se no canto superior direito da página inicial do Prêmio. Na área restrita, é necessário preencher o título do trabalho, o veículo em que ele foi publicado e descrevê-lo em uma breve sinopse que permita compreender o seu contexto. No próximo campo você deve escolher em qual categoria o texto se enquadra.

Logo abaixo, o campo de seleção é para quem também deseja inscrever o trabalho no Prêmio Especial Fraudes Trabalhistas. São válidas apenas reportagens que retratam a descaracterização do vínculo empregatício, como o uso indevido da terceirização, do estágio, de cooperativas, de pessoa jurídica, do trabalho voluntário e do trabalho temporário, além das fraudes perpetradas nas relações de trabalho, como a coação, a colusão e a lide simulada. Vale lembrar que se o trabalho se enquadra nesses requisitos, ele concorrerá ao Prêmio Especial Fraudes Trabalhistas independentemente da disputa em sua categoria principal.

A seguir é preciso enviar os arquivos de seu trabalho. Cada categoria tem regras específicas de envio, relacionadas ao formato e tamanho dos arquivos. Antes de fazer a inscrição, acesse o item 5 do menu REGULAMENTO para entender os procedimentos.

Para finalizar, o próximo passo é selecionar seu cargo. São três opções: produtor, autor único ou representante + coautores. Em todas as categorias, o trabalho pode ter mais de um autor. Outro detalhe importante: é obrigatório indicar quem são os coautores no momento da inscrição, no campo OUTROS INTEGRANTES, tendo em mãos o nome, cargo, CPF, e-mail, endereço completo, telefones para contato e registro profissional ou declaração estudantil de cada coautor. Não é permitido acrescentar coautores depois de concluída a inscrição.

Acompanhe outras informações sobre a premiação neste site e na página oficial do Facebook:  facebook.com/premiomptdejornalismo.