notícias
14/12

Fase Nacional

BANNER_Fase_Nacional

Com a conclusão da fase regional do Prêmio MPT de Jornalismo, já estão definidos os finalistas nas seis categorias – jornal impresso e revista impressa; radiojornalismo; telejornalismo; webjornalismo; fotojornalismo; e universitário – em cada uma das cinco regiões do país. O próximo passo é escolher quem, dentre eles, serão os vencedores do concurso.

Para isso, na fase nacional, farão parte do júri procuradores e membros do Ministério Público do Trabalho e jornalistas convidados. Os vencedores regionais receberão um prêmio de R$ 5 mil em cada uma das categorias. Na etapa nacional, a premiação sobe para R$ 10 mil. Também serão definidos os ganhadores dos três prêmios especiais: Igualdade de Oportunidades; Fraudes Trabalhistas; e Prêmio Especial MPT de Jornalismo.

Os trabalhos serão avaliados conforme critérios de melhor adequação e atendimento ao disposto no regulamento do concurso, que retratem o dia a dia do trabalhador e que demonstrem a violação das normas constitucionais e trabalhistas vigentes, como a investigação e a denúncia de injustiças contra os trabalhadores, que alcançaram divulgação de ações positivas no combate às fraudes nas relações de trabalho; ao trabalho escravo; ao trabalho infantil; à discriminação; ao meio ambiente do trabalho; à liberdade sindical; ao trabalho portuário e aquaviário e às irregularidades trabalhistas na administração pública.